sábado, 13 de agosto de 2011

Um poema de Pietro Bembo


retrato do Cardeal Pietro Bembo por Ticiano

Pietro Bembo (Veneza, 20 de Maio de 1470 – Roma, 18 de Janeiro de 1547) foi um gramático, escritor, humanista, historiador e cardeal veneziano. Foi o primeiro a estabelecer as regras da língua italiana de modo seguro e coerente, com base nas práticas dos maiores escritores toscanos do século XIV. Contribuiu decisivamente para a difusão na Itália e no exterior do modelo poético petrarquista . As suas idéias foram também fundamentais para a formação musical do estilo madrigal do século XVI.

Alma cortese che dal Mondo errante
Partendo nella tua più verde etade,
Hai me lasciato eternamente in doglia,
Dalle sempre beate alme contrade,
Ov'or dimori cara a quell'Amante,
Che più temer non puol, che ti si toglia;
Risguarda in terra, e mira, u'la tua spoglia
Chiude un bel sasso; e me, che 'l marmo asciutto
Vedrai bagnar, te richiamando, ascolta.
Però che chiusa, e tolta
L'alta pura dolcezza, e rotto in tutto
Fù 'l più fido sostegno al viver mio,
frate, quel dì, che te n'andasti a volo.
Da indi in quà né lieto, né securo
Non ebbi un giorno mai, né d'aver curo;
Anzi mi pento esser rimasto solo,
Che son venuto, senza di te, in obblio
Di me medesmo, e per te solo er'io
Caro a me stesso. Or teco ogni mi gioia
È spenta, e non so già, perch'io non muoia.



Alma cortês que do Mundo errante
Partindo na tua mais verde idade,
Me deixaste eternamente em dores,
Das sempre beatas almas jogadas,
Ond'ora permaneces cara àquel'Amante,
Que mais temer não pode, que te se tolha;
Protege em terra, e olha, onde os teus despojos
Encerra uma bela pedra; e eu, que o mármore enxuto
Verás banhar, chamando-te, escuta.
Mas já que fechada, e retirada foi
A alta pura beleza, e destroçado
Foi o mais fiel apoio ao viver meu,
irmão, aquele dia, que partiste em voo,
Desde então nem feliz, nem seguro
Tive um dia mais, nem de ter curo;
Antes me arrependo de ter ficado só,
Que cheguei, sem ti, ao olvido
De mim mesmo, e para ti só era eu
Caro a mim mesmo. Ora contigo cada minha alegria
Feneceu, e não sei já, porque não morra.

Sem comentários:

Enviar um comentário