terça-feira, 19 de julho de 2011

2 poemas de Eugenio Montale


Eugenio Montale (Génova, 12 de Outubro de 1896 - Milão, 12 de Setembro de 1981) foi um poeta, jornalista e crítico musical italiano, tendo sido distinguido com o prémio Nobel da Literatura em 1975.
Como se tal não bastasse é igualmente um dos preferidos da minha amiga Antonella Ravazini.
A tradução, mais uma vez, e correndo o risco de levar pedradas porque outros melhores do que eu o já fizeram, é minha.



DICONO CHE LA MIA

Dicono che la mia
sia una poesia d’inappartenenza.
Ma s’era tua era di qualcuno:
di te che non sei più forma, ma essenza.
Dicono che la poesia al suo culmine
magnifica il Tutto in fuga,
negano che la testuggine
sia più veloce del fulmine.
Tu sola sapevi che il moto
non è diverso dalla stasi,

che il vuoto è il pieno e il sereno
è la più diffusa delle nubi.
Così meglio intendo il tuo lungo viaggio
imprigionata tra le bende e i gessi.
Eppure non mi dà riposo
sapere che in uno o in due noi siamo una cosa sola.


DIZEM QUE A MINHA

Dizem que a minha
seja uma poesia de não pertença.
Mas se era tua era de alguém:
de ti que não és mais forma, mas essência.

Dizem que a poesia no seu auge
magnifica o Todo em fuga,
negam que a tartaruga
seja mais veloz que o raio.
Tu só sabias que o movimento
não é diverso do êxtase,
que o vazio é o pleno e o sereno
é a mais difusa das nuvens.
Assim melhor entendo a tua longa viagem
aprisionada entre as ligaduras e os gessos.
E contudo não me dá repouso
o saber que em um ou dois somos um só.


L'INSONNIA FU IL MIO MALE


L’insonnia fu il mio male e anche il mio bene.

Poco amato dal sonno mi rifugiai nella veglia,
nel buio che non è poi tanto nero
se libera i fantasmi dalla luce

che li disgrega. Non sono tanto grati
questi
ospiti notturni ma ce n’è uno
che non è sogno e forse è il solo vero.



A INSÓNIA FOI O MEU MAL


A insónia foi o meu mal e também o meu bem.
Pouco amado do sono refugiei-me na vigília,
no escuro que no fim não é tão negro
se liberta os fantasmas da luz
que os quebra. Não são tão gratos
estes hóspedes nocturnos mas um existe
que não é sonho e talvez seja o único verdadeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário