quinta-feira, 28 de julho de 2011

A pintura de Susana Dias

Uma das consolações da vida que me fazem acordar bem é o sentir que na dança da vida é melhor saber bailar e vivê-la na sua plenitude do que ver passar os comboios como bucólicos ruminantes em horacianos prados; e tal deve-se, precisamente, ao poder contemplar um quadro de Susana Dias ao acordar. A intrincada vertigem dos corpos na dança, recortada em luz sobre fundo escuro, a fazer lembrar certos contrastes de Caravaggio, recorda-me da vertigem do novo dia e de como sobreviver ao Maelstrom que se avizinha.
Não tendo autorização da artista não irei revelar aqui a sua imagem tanto mais que o quadro me não pertence. Convido-vos, contudo, a apreciarem uma amostra significativa da última exposição individual da pintora, realizada em Outubro de 2007 em Lisboa e de quem se espera com ânsia a apresentação de novos trabalhos.
Recordo-me que a exposição se encontrava distribuída em dois grandes blocos, pintura a acrílico e tinta da china. Em ambos se respirava uma sensualidade inquietante, em que os corpos, num abandono tenso reflectem as sombras das almas que revestem. Mas, longe de nos inquietar, são por nós reconhecidos como familiares devido a recriarem obras igualmente familiares num cenário íntimo de interiores. Um pouco como se as intimidades habitacionais ajudassem a reconsiderar o interior dos seres que os povoam.
Sou detentor de um quadro de Susana Dias que, por falta de paredes cá por casa, se encontra emprestado ao Shiado Hostel. Trata-se de uma pequena e acolhedora unidade hoteleira onde de forma informal se promove, no centro de Lisboa e em pleno coração do Chiado, a troca de culturas e experiências assim como a divulgação do que temos de melhor tanto na arte de bem receber como através da exposição de obras de pintores portugueses contemporâneos. Para mais informações o link segue no final.



the strawbery thief


sem titulo


rapariga amestrada


it's possible to die


fabulas para balthus



boy with a pipe



poemas de almofada I


poemas de almofada II


poemas de almofada III


poemas de almofada IV


poemas de almofada V

Link do Shiado Hostel: http://www.shiadohostel.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário